Apresentação
A Tormecan conta com um quadro de colaboradores qualificados, comprometidos com os resultados da empresa. Considera-se a importância e a necessidade de que esses colaboradores sejam adequadamente capacitados para a execução das atividades do SGI e observam-se para a competência as atribuições: educação, treinamento, habilidades e experiência na execução e controle dos processos do SGI, estabelecidos nos documentos complementares a este manual.
Permitindo afirmar que uma porção significativa dos valores da Tormecan pode ser atribuída aos conhecimentos e à experiência adquirida pela sua força de trabalho.
A Tormecan tem uma forte atuação junto a siderúrgica GERDAU, principal cliente, bem como realiza serviços e venda de peças e equipamentos para importantes empresas nacionais, como: Vale, Magnesita, Ciafal, Isomonte e Grupo Precon.
A Tormecan gerencia seus processos, através do SGI - Sistema de Gestão Integrada, que objetiva assegurar produtos e serviços de acordo com as normas e os requisitos exigidos pelo mercado, buscando sempre a satisfação dos clientes, sócios, fornecedores e todos os colaboradores que com ela se relacionam.
Visão Estratégica
Politica
Produzir produtos e serviços de usinagem que satisfaçam às necessidades dos nossos clientes, melhorando continuamente o nosso sistema de gestão, a qualidade dos nossos processos, produtos e serviços, garantindo a qualificação, segurança e saúde dos nossos colaboradores, protegendo o meio ambiente, prevenindo a poluição e respeitando às normas e legislações.
Objetivos
• Aprimorar a produtividade e a pontualidade para aumentar nossa competitividade.• Obter à satisfação dos clientes e a melhoria contínua dos produtos e serviços implementando novas tecnologias
• Desenvolver o potencial dos colaboradores, capacitando-os nas suas áreas de atuação e garantindo sua segurança e saúde ocupacional.
• Conscientizar os colaboradores quanto à importância da qualidade de nossos produtos e serviços, o respeito ao meio ambiente e a sua segurança e saúde na execução de suas atividades.
• Otimizar os nossos processos de forma a minimizar a poluição e a geração de resíduos, reciclando-os.
• Promover efetivamente a proteção Ambiental.
• Garantir a conformidade legal.
Negócio
A Tormecan tem suas atividades voltadas para as seguintes áreas: Fabricação e manutenção de peças e componentes metal-mecânicos e equipamentos industriais.
Missão
Participar de forma rentável nas áreas em que atua, fornecendo produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes, contribuindo para o desenvolvimento local de forma segura e ambientalmente responsável, buscando a satisfação dos colaboradores, sócios, clientes e sociedade.
Visão
Ser reconhecida como a melhor empresa do Brasil na área em que atua
Estrutura Organizacional
5.6- Responsabilidade e Autoridade
5.6.1- Diretor
Responsável pelo planejamento e coordenação das atividades da TORMECAN e tomada de decisões no plano tático e estratégico.
Responsável pelo planejamento e coordenação das atividades das áreas:
• Industriais e técnicas, envolvendo Produção, Processo e Garantia da Qualidade.
• Planejamento Empresarial e Financeiro, envolvendo as áreas Administrativas, Financeira e Contas a Pagar.
• Departamento de Pessoal e Recursos Humanos.
• Implementação e execução do Programa da Qualidade.
E-mail: diretoria@tormecan.ind.br
5.6.2- Representante da Direção
A Direção nomeia como seu representante para efeito do SGQ o sr. Cláudio de Araújo Santos, sendo responsável pela administração do SGQ e com plenos poderes para:
• Assegurar que os processos necessários para o Sistema de Gestão da Qualidade sejam estabelecidos, implementados e mantidos.
• Relatar à Alta Direção o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade e qualquer necessidade de melhoria.
• Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do Cliente em toda a organização.
E-mail: sgq@tormecan.ind.br
5.6.3- Administrativo
5.6.3.1- Financeiro
Responsável pela organização de pagamentos / recebimentos.
E-mail: financeiro@tormecan.ind.br
5.6.3.2- Pessoal
Responsável pela coordenação de competências necessárias para as pessoas que contribuem com a qualidade do produto dentro da empresa.
E-mail: pessoal@tormecan.ind.br
5.6.4- Comercial
Responsável pelo planejamento, coordenação e controle pela comercialização dos produtos manufaturados pela TORMECAN, zelando pela captação de novos produtos / desenvolvimentos e ainda pela manutenção dos contatos comerciais com os Clientes.
E-mail: comercial@tormecan.ind.br
5.6.5- Compras
Responsável pelas atividades de suprimentos (Compras) de materiais.
E-mail: comercial@tormecan.ind.br
5.6.6- Departamento da Qualidade
Responsável pelo planejamento e coordenação das atividades da Garantia da Qualidade, desenvolvendo as fases de desenvolvimento do produto junto ao Comercial e ainda fazendo a implementação e gestão do Sistema de gestão da qualidade proposto.
Responsável pelo acompanhamento do desempenho do produto no processo produtivo até o pós-venda, passando pela montagem e assistência técnica ao Cliente.
E-mail:sgq@tormecan.ind.br
5.6.7- Manufatura
Responsável pela administração da produção geral da fábrica.
• Gerenciar a área produtiva promovendo a contínuo melhoria da qualidade da produtividade e da produção em geral.
• Gerenciar os estoques de matéria prima, produtos em processo e produtos acabados, adequando-os à demanda.
• Gerenciar a entrega dos produtos ao Cliente, fazendo cumprir prazos e quantidades previstos.
• Gerenciar os recursos humanos do setor, buscando a otimização das funções e zelando pelo bem-estar dos empregados.
• Promover ações para a gestão de manutenção dos equipamentos, meios e serviços da empresa, criando condições ideais para que o processo produtivo não seja interrompido.
• Acompanhar os programas de manutenção corretiva e preventiva.
• Supervisionar / programar correção em equipamentos, buscando a melhoria num trabalho em conjunto com os departamentos de Manufatura e Qualidade, garantindo assim a conformidade dos nossos produtos.
E-mail: pcp@tormecan.ind.br
5.6.8- Logística
Responsável pela coordenação e supervisão dos trabalhos de:
• Programação das matérias-primas a serem utilizadas na produção.
• Planejamento do Programa de Controle da Produção (PCP).
• Entrega do produto manufaturado ao Cliente.
• Responsabilidade por manter/atualizar os níveis de matéria prima no Almoxarifado, a fim de garantir a manutenção da produção.
E-mail: logística@tormecan.ind.br
Processos
Como processos de apoio ao processo produtivo, a TORMECAN define os seguintes:
• ESTRATÉGICO: Comprometimento com o SGQ, Foco no Cliente, Política e Objetivos da Qualidade, Planejamento do SGQ, Responsabilidade e Autoridade e Análise Crítica pela Direção;
• COMUNICAÇÃO: Comunicação interna da eficácia do SGQ;
• GESTÃO DE RECURSOS: Provisão de recursos, Recursos Humanos, Competência, Conscientização, Treinamento, Infraestrutura e Ambiente de trabalho;
• MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA: Medição e monitoramento da Satisfação dos Clientes, Auditoria Interna, Análise de Dados, Melhoria Contínua, Ação Corretiva e Ação Preventiva.
A interação entre os processos do SGQ está representada no diagrama abaixo:
Fluxograma do SGQ